sábado, 8 de agosto de 2020

ATLÉTICO MINEIRO CANTOU DE GALO EM 1971

 

                                                                                              Foto: Galoforte.net


Com o Brasil vivendo o chamado “milagre econômico” e a torcida ainda em delírio com a conquista do tricampeonato mundial, foi disputado, em 1971, o 1º Campeonato Nacional de Clubes. Ao todo foram 229 jogos, 20 clubes, média de 20.360 pagantes por partida e 419 gols marcados (média de 1,83 por jogo). 

A decisão do certame foi em um triangular, onde o Atlético (MG) foi o campeão, o São Paulo ficou em segundo, por ter o melhor saldo de gols que o Botafogo, que terminou em terceiro, apesar de disputar o jogo decisivo, contra o Galo.

Depois de ser goleado pelo São paulo por 4 a 1, o Botafogo só seria campeão se vencesse o Atlético, no Maracanã, por uma diferença de 6 gols. O São Paulo dependia de uma vitória simples do Botafogo. Já o Galo mineiro precisava de um empate, pois vencera o São Paulo por 1 a 0, no Mineirão.

Foto: Acervo/Jornal O Globo de 20/12/1971

O técnico do Galo, Telê Santana, não arriscou no jogo final: o time, que nos jogos anteriores mostrara um futebol altamente ofensivo, ficou fechado na defesa, tocando a bola no meio e apenas com Dadá Maravilha no ataque. Assim, a boa defesa do Atlético neutralizou todas as jogadas de Jairzinho, o Furacão da Copa de 70 e grande esperança do alvinegro carioca; Vanderlei ditou o ritmo no meio campo e os atacantes voltavam para ajudar na marcação.

Na única chance que teve, Dario, com o oportunismo de sempre, decidiu o jogo ao marcar o gol do título, aos 18 minutos do 2º tempo. No campo, o capitão Oldair ergueu a valiosa taça e Telê foi carregado nos ombros. Na arquibancada do Maracanã, a torcida mineira fez a festa com o seu grito de guerra: “Ga-lô, Ga-lô!”

O Atlético Mineiro, primeiro campeão do Brasil, realizou 27 jogos, 12 vitórias, 10 empates e 5 derrotas, 39 gols a favor e 22 contra. Muitas vezes “pairando no ar”, Dario foi o artilheiro da competição com 15 gols.

Fonte: Folha do Esporte - 07/02/1992

BOTAFOGO 0X1 ATLÉTICO (MG), 19/12/1971, Maracanã.

Árbitro – Armando Marques (SP).

Renda – Cr$ 294.420,00; Público – 46.458 pagantes.

Gol – Dario 18 do 2º tempo.

Expulsos – Mura e Carlos Roberto.

Botafogo – Wendell; Mura, Djalma Dias, Queirós e Valtencir; Carlos Roberto, Marco Aurélio (Didinho) e Careca (Tuca); Zequinha, Jairzinho e Nei Oliveira. Técnico – Paraguaio.

Atlético (MG) – Renato; Humberto Monteiro, Grapete, Vantuir e Oldair; Vanderlei e Humberto Ramos; Ronaldo, Lola (Spencer), Dario e Tião. Técnico – Telê Santana.

Um comentário:

  1. Amanhã começa o Brasileirão 2020.
    O blog "Coluna do Juventude" vai relembrar todos os campeões desde 1971.
    Começamos com o Atlético (MG) campeão de 71.
    Visite o blog e boa leitura.

    ResponderExcluir