domingo, 9 de agosto de 2020

VERDÃO CONQUISTA O BICAMPEONATO EM 1973

 

Foto: Blog Mauro Beting


Depois de vencer o Cruzeiro por 1 a 0, no Mineirão, e o Internacional por 2 a 1, de virada, em São Paulo, no quadrangular decisivo do 3º Campeonato Nacional de Clubes, o Palmeiras, de novo com sua Academia, jogava pelo empate contra o São Paulo para conquistar o bicampeonato brasileiro. O título de 1973 só foi decidido dia 20 de fevereiro de 1974 – a bagunça imperava naquela época – e outro 0 a 0 fez a torcida do Verdão explodir de alegria no Morumbi.

Osvaldo Brandão, ainda técnico do Palmeiras, deixou o cigarro de lado por alguns minutos para mostrar o caminho da vitória aos seus jogadores: anular o hábil meia uruguaio Pedro Rocha e não deixar o esperto e oportunista centroavante Mirandinha pegar na bola. A defesa do Verdão deu conta do recado, o meio-campo desarmava o adversário e alimentava o ataque com eficiência e, na frente, Leivinha, César e Nei deixavam os tricolores em pânico quando partiam em direção ao gol.

E a torcida palmeirense, maioria absoluta no estádio, com cerca de 80% do público, viu o goleiro são-paulino Waldir Perez praticar defesas milagrosas (foi eleito o melhor em campo) e salvar seu time da derrota. Mas o 0 a 0 servia e o Palmeiras levou mais uma taça para o Parque Antártica.

Foto: Blog Mauro Beting

O campeonato de 73 teve 40 clubes, 656 jogos, média de 15.460 pagantes por jogo (ainda caindo), 1.202 gols (subindo) e média de 1,83 gols por partida caindo em relação ao ano anterior e igualando-se à do primeiro campeonato). Ramon, do Santa Cruz, foi o artilheiro em 1973, com 21 gols.


PALMEIRAS 0X0 SÃO PAULO, 20/02/1974, Morumbi.

Árbitro – Arnaldo César Coelho (RJ).

Renda – Cr$ 997.860,00; Público – 66.549 pagantes.

Palmeiras - Leão; Eurico, Luís Pereira, Alfredo e Zeca; Dudu e Ademir da Guia; Ronaldo, Leivinha, César e Nei. Técnico – Osvaldo Brandão.

São Paulo – Waldir Peres; Forlan (Nélson), Paranhos, Arlindo e Gilberto; Chicão e Pedro Rocha; Terto, Zé Carlos (Ratinho), Mirandinha e Piau. Técnico – José Poy.


Nenhum comentário:

Postar um comentário