terça-feira, 12 de janeiro de 2016

BAIRRO DE LOURDES CAMPEÃO AMADOR DE ANÁPOLIS DE 2008 - UMA CONQUISTA NA BASE DA RAÇA!


BAIRRO DE LOURDES - UM TIME CAMPEÃO (Foto: LAD)

O Campeonato Amador de 2008 foi um pouco melhor que o do ano anterior, mas ainda assim a bagunça nos bastidores continuou forte.
Essa segunda competição organizada pelo atual presidente da Liga Anapolina de Desportos, José Maria Gonçalves, deu continuidade à política de "regionalização" do campeonato amador anapolino. Foram confirmados os convites a mais dois times "de fora", a saber: o União Neropolina, que encampou, em 2007, o time do Ipiranga, e a Alexaniense, da cidade de Alexânia. Os times de Anápolis foram condescendentes e aceitaram mais essa imposição do presidente. Tivemos também as entradas do Arrojados, time sindical, onde alguns clubes da cidade tentaram impedir à sua participação, e do time empresa L.P.E.C.
O Tribunal da LAD cometeu menos equívocos nos julgamentos, mas chamou a atenção o julgamento do jogo Asas e Anapolina, onde o time colorado colocou sete jogadores irregulares na goleada por 4 a 1. O Tribunal simplesmente confirmou a vitória da Anapolina, o que causou uma revolta nos clubes amadores. O Asas recorreu e, já no final do 1º turno, o Tribunal repassou os três pontos ao time azulino.
O regulamento do campeonato foi esdrúxulo, pois o presidente da LAD resolveu organizar a Segunda Divisão, com o firme propósito de atrair mais times de fora, agora de uma forma legal. Então seria necessário haver o rebaixamento em 2008. Só que os dois rebaixados seriam conhecidos no final do 1º turno. Com essa ameaça os times mais próximos ao rebaixamento começaram a lutar dentro e fora de campo. Na última rodada o Asas jogava pelo empate contra o tradicional Santa Isabel, que precisava da vitória para não cair de divisão. Um pênalti escandaloso a favor do Asas no final do jogo não foi marcado pelo árbitro e o Santa Isabel acabou vencendo por 2 a 1, rebaixando o time do Asas. Só que no jogo Arrojados e Unidos da Boa Vista os jogadores do Unidos deixaram o técnico Zé França na mão, comparecendo apenas sete jogadores. Esses não quiseram assinar a súmula e não jogaram a partida. O Asas entrou com recurso pedindo o abandono de campeonato por parte do Unidos. O Tribunal deu dois anos de suspensão ao Unidos, que foi rebaixado no lugar do Asas. Esse fato foi lamentável, pois o Unidos nunca mais voltou para o Campeonato Amador. O outro rebaixado foi o time empresa Sonnus, último colocado. A presidência da LAD tentou de todas as formas salvar o Sonnus, falando até em melar o rebaixamento. A salvação veio da Anapolina, que resolveu abandonar o Segundo Turno, alegando problemas financeiros. Lambança total no Amador de 2008!
BAIRRO DE LOURDES CAMPEÃO AMADOR DE ANÁPOLIS (Foto: LAD)

Dentro de campo o aguerrido time do Bairro de Lourdes, comandado pelos competentes Deuzimar e Juarez, surpreendeu a todos jogando com muita gana. Realizou uma campanha muita boa, conquistando com muita raça e determinação, pela primeira e única vez, o Campeonato Amador, desbancando o badaladíssimo Avai, de Emerson, Boby, Alencar, de Paula e outras celebridades, nas semifinais, e batendo o forte time do União de Nerópolis nas finais. Era um bom time – Glayson; Núbio, Disson, Queixo e Serrinha; Gladstone, Marquinho (João Leandro), Vílson e Carlinhos Maracanã; Bilinha (Ildomar) e Neílton (a revelação do campeonato). O técnico foi Hélio Alves, homem forte do Novo Paraíso, que assumiu o time no meio da competição.


FICHA TÉCNICA DO 1º JOGO DA FASE FINAL
01º/11/2008 - UNIÃO 0X2 BAIRRO DE LOURDES
LOCAL - Estádio Zeca Puglisi, Anápolis.
ÁRBITRO - Wellington Branquinho
AUXILIARES - Flávio José Costa e Divinéia Gonçalves
GOLS - Carlinhos Maracanã 36' do 1º tempo e Gladstone (P) 9' do 2º tempo.
UNIÃO - Valberto; Tabaco (Franklin), Giscard, Wesley e Diego (Babal); Wanderson (Fabinho), Tequinha (Cleiton), Leandro (Cleidivino) e Saruê (Ramirez); Jefinha e Arlei (Chicão). Técnico: Raniel.
BAIRRO DE LOURDES - Gleyson; Núbio, Queixo, Disson e Guilherme; Gladstone, João Leandro (Gilvan), Vílson e Carlinhos Maracanã (Emerson); Neílton e Bilinha (Ildomar). Técnico: Hélio Alves.

CURIOSIDADES DO CAMPEONATO
Nesse campeonato a "festa do interior" continuou evoluindo, onde se juntou ao Goianápolis e ao Tomatão, ambos da cidade de Goianápolis, o União, de Nerópolis, e a Alexaniense, da cidade de Alexânia.
Participaram do campeonato - Alexaniense, Anapolina, Anatex, Arrojados, Asas, Avai, Bairro de Lourdes, Goianápolis, L.P.E.C., Santa Isabel, Sonnus, Tomatão, União Neropolina e Unidos da Boa Vista.

A SEGUNDA DIVISÃO
A LAD organizou a Segundona, que começou em 2008 e terminou em março de 2009, alegando que não iria mais entrar ninguém no campeonato através de convite, somente através do acesso. Foi uma forma de "facilitar" a entrada de times de fora, muito mais poderosos financeiramente que os combalidos times de Anápolis. O amadorismo do campeonato aos poucos estava acabando, virando um semi-profissionalismo, com uma remuneração ao atleta amador.
O forte time da Corumbaense foi o campeão ao bater o Novo Paraíso por 4 a 2, na final que aconteceu em 26 de março de 2009, no Estádio Antonio Manoel Rodrigues, em Corumbá de Goiás. Ambos se classificaram para o Campeonato Amador de 2009 e, com a queda da Anapolina e do Unidos, a força do interior aumentou, pois passou a ter cinco clubes contra nove de Anápolis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário