terça-feira, 19 de janeiro de 2016

AVAI CAMPEÃO AMADOR DE ANÁPOLIS DE 2009 - PANCADARIA E VERGONHA MARCARAM O CAMPEONATO!


AVAI CAMPEÃO AMADOR DE 2009

O Campeonato Amador de 2009 foi muito disputado, mas infelizmente aconteceram alguns fatos lamentáveis ao longo da competição.
O fato mais lamentável foi a pancadaria que ocorreu na Vila Fabril, onde o L.P.E.C. mandou os seus jogos. A partida entre L.P. e Corumbaense não terminou, pois os jogadores das duas equipes resolveram deixar a bola de lado e partiram para vias de fato, inclusive com agressões aos árbitros da partida. A LAD e os clubes tentaram minimizar o fato, mas a empresa TOP Amador estava presente filmando o jogo. Inclusive, as imagens encontram-se disponíveis no youtube. Mesmo assim, o Tribunal só puniu alguns atletas e os clubes foram absolvidos. Vergonha duplicada!
Novamente na Vila Fabril aconteceu mais cenas lamentáveis, não na mesma proporção do jogo anterior. Aconteceu um tumulto na partida entre o L.P. e o Avai, onde teve uma intervenção policial. No entanto, o jogo não terminou, pois o Avai não quis prosseguir. Dessa vez não houve imagens e, mais uma vez os clubes não foram punidos. Vergonha!
Aconteceu um W.O. no jogo entre Corumbaense e União Neropolina, onde o time de Nerópolis não compareceu e, mais uma vez, o Tribunal fez vista grossa absolvendo o time de Nerópolis. Vergonha!
Outro fato desagradável foi a denúncia do Asas contra o Goianápolis, que estava disputando a Copa Alcides Rodrigues, da Liga de Desporto do Sudeste Goiano, paralelamente ao Campeonato Amador, o que infringia o artigo 17 do regulamento da competição. Mas o presidente da LAD, mesmo com as provas em mãos e, de forma truculenta, não deixou o caso ir para o Tribunal. No entanto, o artigo 17 não fez parte do regulamento do ano seguinte. Vergonha!
Face a esses graves acontecimentos o Asas tentou mobilizar os clubes para que não houvesse o rebaixamento de duas equipes previstas no regulamento. Mas somente o Tomatão e o Santa Isabel, além do Asas, assinaram o Ofício de Solicitação. Os clubes amadores foram coniventes com a bagunça generalizada. O Asas ficou conhecido como "o time que queria bagunçar o campeonato". Mais bagunça, impossível!!!

O TÍTULO FICOU COM O AVAI
O Avai acabou com um tabu de 15 anos e conquistou o título de Campeão Amador, realizando duas partidas memoráveis contra a excelente equipe da Corumbaense. No 1º jogo, venceu, nos domínios do adversário, por 1 a 0, gol do artilheiro Emerson (ex-Anapolina). Na finalíssima, no lotado Estádio Zeca Puglise, arrancou um suado empate de 1 a 1, novamente Emerson, cobrando pênalti, balançou as redes.

FICHA TÉCNICA DO JOGO FINAL
07/11/2009 - AVAI 1X1 CORUMBAENSE
LOCAL - Estádio Zeca Puglise, Anápolis.
ÁRBITRO - Iremar Pereira Passos
AUXILIARES - Joaquim André e Flávio Campos
GOLS - Paulo Henrique 3' do 1º tempo e Emerson (P) 28' do 2º tempo.
AVAI -  Marciel; Bruno (Papita), Marco Aurélio, Gelvani e Rodrigo Beirigo; De Paula, Jean (Alencar), Ulisses (Sabará) e Leandro Cascão (Boby); Juninho (Macacheira) e Emerson (Fábio Boi). Técnico: Dudu.
CORUMBAENSE - Claudemir; Pulguinha, Cleomar, Paulo Henrique e William; Adriano (Zé Henrique), Márcio Assis, Gil (Renatinho) e Ley; Humberto e Tobias. Técnico: Natan.

CURIOSIDADES DO CAMPEONATO
Nesse campeonato a "festa do interior" continuou evoluindo, com o acréscimo de mais um clube "de fora", perfazendo um total de 5 clubes. Os times das cidades circunvizinhas foram o Goianápolis e o Tomatão, ambos da cidade de Goianápolis, o União, de Nerópolis, a Corumbaense, de Corumbá de Goiás, e a Abadianense, de Abadiânia. O time de Abadiânia entrou devido à desistência da Alexaniense em disputar a competição.
Participaram do campeonato - Anatex, Arrojados, Asas, Avai, Bairro de Lourdes, Goianápolis, L.P.E.C., Santa Isabel, Sonnus, Tomatão, União Neropolina, Corumbaense (campeã da Segundona 2008), Novo Paraíso (vice) e a Abadianense (3º lugar).

A SEGUNDA DIVISÃO 2009/2010
Não satisfeito com as inúmeras lambanças na 1ª divisão, o presidente da LAD acabou não honrando o acordo feito com os clubes na reunião do Conselho Técnico, de 04 de novembro de 2009, onde ficou definido que não entraria mais nenhuma equipe na competição após o referido Conselho. No entanto, o presidente colocou no campeonato, de forma arbitrária, a equipe do Pirenópolis, da cidade do mesmo nome, que não participou do Conselho Técnico. Mais uma vez só o Asas, que foi rebaixado, protestou e os demais clubes ficaram acuados, onde aceitaram tal imposição.
"O castigo veio a cavalo" e o Pirenópolis acabou conquistando o título de campeão ao bater a Alexaniense (que voltou a disputar o campeonato amador) por 2 a 1, no Estádio Orias da Sila Lima, na cidade de Alexânia, no dia 27 de março de 2010. As duas equipes "de fora" subiram para a 1ª Divisão em 2010, nos lugares de Asas e Santa Isabel, rebaixados nesse ano de 2009.
Com isso o campeonato de 2010 passou a contar com 7 clubes das cidades circunvizinhas. A "festa do interior" atingiu, então, 50% do Campeonato de Anápolis. Foi o início do fim!

Nenhum comentário:

Postar um comentário